Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Unemat supera expectativas no Intercom Centro-Oeste

            Os acadêmicos de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso abrilhantaram o prêmio Expocom 2011. Inscritos com sete trabalhos nas dez categorias de jornalismo, os acadêmicos mostraram supremacia e conquistaram seis. Os demais alunos da Unemat que estavam presentes torceram pelos colegas e animaram o evento.
Ganhadores do Prêmio Expocom: (da esquerda pra direita)
 Wanderléia, Márcia, Casimiro, Geisiane, Diego e Ariovaldo

O prêmio Expocom acontece no evento do Intercom, e na etapa regional do Centro-Oeste este ano  aconteceu em Cuiabá nos dias 8, 9 e 10 de junho. Os premiados irão a Recife (PE) para disputar o Intercom Nacional que este ano acontece de 3 à 6 de setembro.
Wanderléia Pereira da Silva, acadêmica do V semestre de jornalismo e ganhadora do prêmio Expocom na categoria Produções em Jornalismo Opinativo com o trabalho Quilombolas no século XXI? comenta que mesmo em meio ao nervosismo de apresentar em um evento a nível Centro-Oeste foi muito compensador ganhar o prêmio, afinal ela e demais colaboradores realizavam pesquisas a 1 ano e meio.
Em sua oitava edição, o Intercom teve como tema “Quem tem medo da pesquisa empírica?”. Participaram do evento, faculdades como a Universidade de Cuiabá (Unic), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Goiás (UFG) e a anfitriã Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O evento teve a participação de acadêmicos da àrea de Comunicação, pesquisadores, professores e profissionais da àrea. Dentro do Intercom ocorreram diversas atividades como palestras, oficinas, minicursos, laboratórios, o Intercom Júnior e o Expocom.
Ganhadores do prêmio: Wanderléia Pereira e João Alencar
João José Alencar, acadêmico do V semestre de Jornalismo e colaborador do premiado documentário em áudio Um dilema existencial relata que a força de vontade dos acadêmicos fez o diferencial para ganhar os seis prêmios, pois ainda faltam muitos aparelhos, como filmadora, para a realização destes trabalhos. O acadêmico ainda disse que apesar da falta de organização do evento, os minicursos somaram muito aprendizado a sua vida acadêmica. Ao falar do seis prêmios conquistados no Expocom, João diz esperar mudanças pois os acadêmicos tem feito a sua parte, estão produzindo e conquistando prêmios.  O acadêmico diz esperar uma atitude da Unemat, como laboratórios bons e mais rápidos, afinal há coisas que não dá pra esperar, como a filmadora.
O último dia do evento (10) contou com a presença da renomada profissional Vera Íris Paternostro, jornalista da Rede Globo, que apresentou a palestra “Passaporte Sportv” que busca firmar parcerias entre a Globo Universidade e o meio acadêmico, a jornalista exibiu diversas reportagens feitas por acadêmicos que foram transmitidas pela emissora Rede Globo.
O Intercom-Centro Oeste somou muitas conquistas a Unemat e reconhecimento dentre diversas instituições que estavam presentes no evento. O anseio é de que os seis prêmios não caia no esquecimento, ao contrário, que traga melhorias ao curso.


ACADEMICOS PREMIADOS:
Diego da Silva: assessoria de imprensa
"Uma assessoria da imprensa America Latina Logística"
                   
Geisiane Marques Poquiviqui: revista impressa (avulso) 
“Caminhos”

Ariovaldo Mirando: Jornal Impresso (avulso) 
“Jornal Jornaia”

Casimiro Ríos García: Áudio Documentário (avulso) 
“Um dilema Existencial”

Márcia Marques Dótoli: Documentário em vídeo (avulso)                                                                                                                     
"Estrastoférrea"

Wanderléia Pereira da Silva: Jornalismo Opinativo  
“Quilombolas no século XXI?”


Nenhum comentário:

Postar um comentário